INSCREVA-SE NA NEWSLETTER


Como lidar com o medo

domingo, 4 de agosto de 2019

Podemos entender o medo como sentimento de insegurança em relação a uma pessoa, situação, objeto ou lugar. É uma palavrinha tão pequena, capaz de causar grandes estragos na nossa vida, muitas vezes silenciosos, porém altamente destrutivos.

Fonte: Google imagens.
Precisamos aprender a enfrentar o medo, já que ele pode ser um importante obstáculo para o nosso crescimento e para que possamos seguir adiante, também devemos aprender a enfrentá-lo. Todos temos medos, o importante é aprender a combatê-los e usá-los a nosso favor.

Técnicas a serem praticadas:

1) Visualização -> Imagine-se de forma muito nítida enfrentando a situação que lhe causa medo e sentindo-se curado. 

2) Respiração -> A respiração influencia diretamente o corpo que, por sua vez, tem ligação com o estado emocional. Respirar profundamente, de forma serena e tranquila pode ajudar nesse processo de cura.  

3) Escrita ->Anote os pensamentos e tente reorganizá-los no papel. Isso costuma ajudar a reorganizar a mente também.

4) Linha do tempo -> Volte o pensamento para o passado onde tudo (possivelmente) começou e busque tranquilizar a mente, deixando para trás o que passou. Gradualmente, vá avançando no tempo e espaço com o pensamento até o presente, imaginando a superação do medo e a visualização do futuro com a cura plena de qualquer sofrimento referente a esse tema.

5) Foco de atenção -> Escolha para onde você estará olhando, no que estará pensando e em que estará se concentrando. Tenha domínio sobre o foco da sua própria atenção.

6) Relaxamento corporal -> Procure meditar, fazer massagem, tomar um banho demorado, saber relaxar o corpo pode ser extremamente útil nesse momento. O medo gera tensão mental e corporal.

7) Troca de energia -> Tenha contato com a natureza, pratique exercícios ao ar livre, conheça lugares e pessoas, escute músicas, leia livros de autoajuda. Muitas vezes, atitudes valem mais do que palavras.

8) Exercite a gratidão -> Seja cordial e gentil, tenha empatia pelo outro, afinal cada um de nós temos uma história e tudo é aprendizado, oportunidades de nos resignarmos como seres humanos e irmãos, conforme as Leis do Universo. Deus nunca dá um fardo maior do que possamos suportar, se não for benção é lição.

Enfrentar o medo e derrotá-lo só depende de você. 

Um comentário:

ANINHA AZEVEDO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL