INSCREVA-SE NA NEWSLETTER


Cuidados com cabelo no verão

sábado, 2 de novembro de 2019

Estamos quase chegando na estação das altas temperaturas, que pedem dias com direito a banhos refrescantes no mar ou na piscina, afinal, não tem como resistir a um convite para ir à praia, relaxar e buscar alívio para o calor! No entanto, esses momentos tão prazerosos podem prejudicar a saúde dos cabelos. A água do mar e da piscina são danosas para os cabelos, pois elas contêm sal e cloro. E não é só isso...a exposição ao sol, areia, excesso de suor e outros fatores, que fazem do verão a estação que exige cuidados redobrados com as madeixas.

Confira algumas dicas para exibir os cabelos dignos de uma sereia:

Reprodução: Pinterest 
  •  Antes da praia ou da piscina, blinde seu cabelo! Espalhe um creme de pentear com proteção solar para amenizar os danos, esse detalhe vai fazer toda a diferença para a proteção dos fios. Ele vai encapar os fios e preservar a integridade do cabelo por mais tempo, em contato com a água salgada ou o cloro. Dica extra: não deixe de reaplicar o leave-in durante o dia, toda vez que voltar de um banho.
  • Depois do banho, corra para a ducha! A água do mar tem muito sal e areia, que desidratam o fio, deixando-o mais frágil e embaraçado. Ao mesmo tempo, a piscina tem elementos químicos, como o cloro, que também danificam os cabelos. Então, após se esbaldar no banho, o ideal é você procurar uma ducha ou fonte de água doce para retirar esses excessos no cabelo. Faça isso antes de lavá-lo com shampoo. Dica extra: Cada vez que sair da piscina ou do mar, enxágue os fios, assim, você evita o acúmulo de substâncias prejudiciais. 
  • Preserve a cor! Os raios ultravioletas oxidam a melanina (proteína responsável pela coloração dos fios), e podem alterar a cor dos fios. Muitos cabelos podem ganhar uma tonalidade mais amarelada, e com aparência ressecada. E outros tons, o sol pode desbotar a cor das mechas. Mas não precisa entrar em pânico...existem alguns truques, e você vai aproveitar o verão sem estresse! O shampoo roxo e a máscara matizante ajudam a neutralizar o amarelo. E quanto a nuance verde nos cabelos, o culpado por isso é o cobre, uma substância presente em agentes usados para tratar a água da piscina. Já outras tonalidades, aposte em produtos com proteção solar ou use acessórios, como chapéu e lenço, para evitar a exposição em excesso e preservar o tom. Dicas extras: mantenha os fios sempre hidratados para que fiquem fortes; enxague sempre o excesso de cloro com água doce após cada banho; abuse de produtos com proteção solar.
  • Abuse dos óleos! No verão as lavagens são mais frequentes e, por conta de tantas agressões externas, os fios ficam mais porosos e com suas cutículas abertas. O resultado é cabelo armado, ressecado e com frizz. Além da hidratação, você precisa nutrir, e a melhor forma de fazer isso é com óleos. Os mais populares são os de macadâmia e de argan, eles potencializam a lubrificação dos fios, os deixando mais maleáveis, brilhantes e sedosos. Cabelo oleoso - aplique o produto em pouca quantidade, apenas nas pontas. Cabelo ressecado - aposte na umectação com óleo vegetal de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são ultra potentes, e agem melhor se ficarem mais tempo em contato com os fios. Dica extra: Intensifique a umectação, espalhe um pouco de óleo mecha por mecha, prenda os cabelos em um coque frouxo e deixe agir por no mínimo, quatro horas. Pode até dormir assim, e lavar os fios na manhã seguinte. 
  • Escolha o shampoo ideal! Use o shampoo mais nutritivo e reparador para o seu tipo de cabelo, que ajude a turbinar a hidratação. Pois esse tipo de produto tem ativos que tratam os fios, e realizam lavagem menos agressiva. 
  • Invista na rotina de cuidados! Se o seu cabelo já está danificado por causa de processos químicos, ou se você é cacheada e pretende curtir muita praia e piscina no verão, saiba que vai precisar se comprometer com uma rotina séria de cuidados. Os cachos e ondas, por conta de seu formato natural, tendem a ser mais frágeis e ressecados por não receber tanto a oleosidade natural produzida no couro cabeludo. Já os tingidos e alisados, por causa dos processos, perdem parte de sua força e de seus nutrientes. Assim, eles vão exigir um carinho redobrado para que os fios sobrevivam ao verão com saúde e beleza. O ideal é investir no cronograma capilar, composto de quatro etapas: 1. hidratação - repõe a água nos fios e os deixa mais macios; 2. nutrição - restitui lipídios e promove a elasticidade; 3. reconstrução - repara e recompõe a fibra capilar, devolvendo a força; 4. blindagem - sela e protege a fibra capilar. 
O cronograma capilar é constituído pelo uso de máscaras de hidratação e nutrição, intercaladas semanalmente. A reconstrução deve ser feita uma vez por mês ou, no máximo, quinzenalmente.

Com estas dicas você está pronta para arrasar com fios luminosos, e curtir essa estação sem culpa...vai, se joga e aproveite!

Créditos: Blog Aneethun.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANINHA AZEVEDO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL