INSCREVA-SE NA NEWSLETTER


Dieta Cetogênica: O que é? Quais vantagens e desvantagens?

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

A dieta cetogênica propõe reduzir bruscamente a quantidade de carboidratos consumidos e aumentar consideravelmente o consumo de gorduras, e elevar um pouco a ingestão de proteínas. Estas mudanças são realizadas com o objetivo de perda de peso. 

Costuma ser composta por 10 a 15% de carboidratos, 50% de gorduras e 30% de proteínas. Não há restrição quanto aos tipos de proteínas e de gorduras, de modo que embutidos e as carnes vermelhas estão liberados. No entanto, a orientação dos médicos é que uma dieta saudável seja composta por 55 a 75% de carboidratos, 10 a 15% de proteínas e 15 a 30% de gorduras.



Alimentos permitidos
Os principais alimentos que fazem parte do cardápio da dieta cetogênica são fontes de gorduras e proteínas. Alguns exemplos são: peito de frango, carnes vermelhas, peixes, ovos, carne suína, embutidos (como peito de peru e presunto), requeijão, oleaginosas, azeite de oliva, manteiga, alface, verduras verdes escuras, como brócolis e espinafre, e queijos.

Alimentos proibidos
Os alimentos que devem ser evitados na dieta cetogênica são os carboidratos, especialmente os de fácil absorção, como pães brancos, arroz branco, açúcar e massas.

Vantagens 
Perda de peso rápida, isto porque ao reduzir drasticamente o consumo de carboidratos o corpo fica sem sua principal fonte de energia, além da queima de gorduras, a restrição de carboidratos também leva à queima de músculos. Ao proporcionar o rápido emagrecimento, a pessoa se sente animada a continuar este processo de perda de peso, eventualmente pode fazer com que ela aceite realizar a reeducação alimentar e assim perca peso de forma saudável.

Desvantagens 

Fadiga e dores de cabeça, dificuldade de concentração, afeta o humor, hipoglicemia, perda de músculos, aumento dos níveis de colesterol e o risco de câncer.

Recomendação
A grande maioria dos médicos nutrólogos e nutricionistas não recomendam que as pessoas façam a dieta cetogênica para a perda de peso. Esta dieta só é orientada para crianças com crises de convulsão e mesmo assim deve ser realizada com acompanhamento médico. A dieta cetogênica vai completamente contra a orientação da OMS e ainda pode causar uma série de problemas de saúde.

Fonte de imagem e conteúdo: Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANINHA AZEVEDO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL