INSCREVA-SE NA NEWSLETTER


Atitudes para ser mais sustentável

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Há tempos se fala sobre sustentabilidade, e o pensamento era de que os recursos naturais eram infinitos e jamais se esgotariam, porém atualmente a realidade é outra. As mudanças climáticas estão batendo na nossa porta, e o mínimo que podemos fazer é tentar levar uma vida mais ecológica e sustentável. É importante sabermos que a preservação do meio ambiente não cabe apenas à indústria e ao Estado, depende de cada um de nós, e muitas vezes não nos damos conta dos impactos ambientais de nossos hábitos cotidianos.

Mas o que é meio ambiente? É o Planeta Terra, a superfície da Terra, o seu País, a sua Cidade e a sua Casa. 

Quais os pilares da sustentabilidade? Ser ecologicamente correto, Ser economicamente viável, Ser socialmente justo e Ser culturalmente aceito. 

Para garantir o futuro das próximas gerações é necessário preservar o meio ambiente, por meio de atitudes sustentáveis (mínimas que sejam), ter a capacidade de nos desenvolvermos econômica e socialmente respeitando a natureza, garantindo o uso racional dos recursos naturais, além de trazer diversos benefícios para sua rotina e seu bolso. 

Reprodução Google 

Confira uma lista de atitudes sustentáveis que podem ser adotadas no seu dia a dia: 

Apague luzes - Não deixe as luzes acesas durante o dia ou quando não houver pessoas no recinto, evite o desperdício desnecessário;

Cultive plantas - Produzir seu próprio alimento e ter uma horta em casa, irá resgatar a essência do ato de se alimentar, faz bem à saúde e diminui o estresse;

Evite aparelhos no modo "stand by"- É uma grande vilã das contas de energia elétrica, desligue ou tire da tomada todos eletrodomésticos que não estão sendo usados.

Ande menos de carro - Existem outras opções de transportes sustentáveis, como andar a pé, de bicicleta ou transporte coletivo. 

Controle o uso da máquina de lavar - Utilize apenas quando estiver completamente cheia, caso precisar muito de alguma peça opte pela lavagem manual. 

Posicione bem sua geladeira e freezer - Eles utilizam muito mais energia para compensar o ganho de temperatura, por isso afaste-os do fogão e paredes; e NUNCA coloque roupas para secar atrás da geladeira, definitivamente, não é uma atitude sustentável e inteligente. 

Recicle - Separe corretamente seu lixo, o orgânico do reciclável, use e abuse da coleta seletiva de sua cidade. Exemplos de materiais não recicláveis: Fotos ou papel vegetal; esponja de aço; latas de tinta ou de desodorante aerosol; espelho; lâmpadas; cristal; cerâmica e porcelana; adesivos, tomadas velhas; acrílico; espumas e material corrosivo ou tóxico. Materiais recicláveis: Clipes de papel, grampos de cabelo; peças de cobre, bronze ou chumbo; isopor; escova de dente; caneta sem carga; baldes. Informe-se sobre as instituições que reciclam materiais como alumínio, plástico, papel, etc. 

Escolha ventilador ao invés do ar condicionado - O ventilador chega a gastar 90% menos energia do que o ar condicionado.

Prefira escadas no lugar de elevador - Ótima alternativa para queimar calorias no seu dia a dia, além de colaborar com o meio ambiente economizando energia.

Desligue o computador - Sempre que ficar algumas horas sem utilizá-lo desligue, faça o mesmo com seu monitor sempre que sair de perto dele.

Lave seu carro à seco - Lavagem convencional consome muita água, a lavagem à seco utiliza em média apenas 300 ml de água por lavagem, além disso, não causa nenhum dano a pintura do veículo.

Utilize pilhas e baterias recarregáveis - Uma pilha/bateria recarregável chega a durar o equivalente a mil descartáveis, isso significa menos produtos químicos e matérias-primas que seriam utilizadas na produção, menos resíduos descartados de forma inadequada, além de economia para o consumidor.

Monitore o tempo de banho - Procure diminuir o tempo de chuveiro ligado, pois o mesmo é um dos aparelhos que mais gastam energia. 

Não use sacolas plásticas - Elas são produzidas com matérias-primas oriundas do petróleo ou gás natural (não renováveis) e não são biodegradáveis. Tenha sempre uma ecobag em mãos para carregar suas compras. 

Use menos papel - Hoje em dia não é necessário o uso de papel impresso, muitas impressões podem ser substituídas pelo uso de tablets, celulares, notebooks e afins. Usar papel significa consumir florestas e ecossistemas inteiros. E caso o papel seja mesmo necessário, utilize sempre folhas recicladas. 

Incentive o comércio local - Prefira comprar produtos fabricados perto de você, isso diminui a quantidade de gás carbônico emitida no transporte, além de ser uma atitude sustentável, contribui com o crescimento de seu bairro ou cidade e  tem grande importância social. 

Reaproveite suas embalagens - Armazene os alimentos em potes de vidro (têm aqueles vidros de conservas) além de ser mais higiênico vai mantê-los fresquinhos. Garrafas de cerveja podem se tornar copos, luminárias ou vasos. Embalagens de amaciante podem virar vasos suspensos. Ser sustentável também é ser criativo! 

O poder de mudar o mundo está em nossas mãos, através de simples atitudes sustentáveis que adotamos, fazendo a diferença na missão de tornar o mundo um lugar melhor para se viver. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANINHA AZEVEDO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL