sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Turismo - Famosas Praias na Vila de Trindade

Natureza preservada, região extremamente tranquila, rodeada de árvores nativas, cachoeiras e rica fauna. Estas são algumas das belezas e características da charmosa Vila de Trindade, localizada no município de Paraty, no Estado do Rio de Janeiro. Todos os passeios, restaurantes, campings e pousadas giram principalmente em torno das famosas praias do local.

Começando pelas principais e mais próximas. Conhecida também por ser a preferida dos surfistas, a Praia do Cepilho garante as melhores ondas, mas pelo mesmo motivo não é tão indicada para banhos, já que o mar é forte e perigoso. Além do barzinho sempre ali presente para os visitantes da vila, outra curiosidade é a respeito de seu nome, dado por lembrar a ferramenta usada para alisar madeira e fazer canoas – o Cepilho.


A Praia dos Ranchos é bem frequentada, oferecendo o acesso a barcos. Sua denominação se relaciona aos tempos antigos, com os ranchos de pesca utilizados pelos nativos do lugar, hoje transformados em bares à beira mar, que inclusive oferece o melhor das comidas e bebidas típicas. Uma dica é para aqueles que chegam em época de lua cheia. No final da tarde, o nascer da lua no horizonte proporcionará uma vista inesquecível, um espetáculo a parte.


Indo do Cepilho até a dos Ranchos, a Praia de Fora acaba tendo uma das melhores estruturas turísticas, sendo considerada a principal praia de Trindade, onde a animação é garantida. Apesar das ondas fortes, esta praia é ótima para banho, além de garantir uma paisagem única formada por pedras, no lado norte. No lado sul, a presença de uma pequena comunidade pesqueira.


Um pouco mais distante é possível encontrar a praia e piscina natural do Cachadaço, através de uma caminhada de aproximadamente uma hora, trajeto que pode ser realizado por trilhas ou pelas pedras (esta última opção não muito recomendada). Mas a visita a esta praia quase deserta vale a pena. A indicação é para aqueles que gostam de caminhar e relaxar com a vista do mar. O final do trajeto é nítido: areias finas, claras, e praia linda, no geral.


O ambiente mais rústico prezado pela Vila pode ser encontrado na pequena Praia do Meio, que abriga os melhores locais para se comer bem. Também é bem admirada pelos visitantes, com águas limpas, indicadas para banho e mergulho, e local ideal para fogueiras e luais na beira do mar. Ainda é possível conhecer outras praias, como a Brava (através de barco ou trilhas) e a dos Pelados ou Figueira (por trilha). Para quem curtiu o visual das praias, acesse o site Roteiro de Turismo e saiba mais sobre restaurantes e pousadas em Trindade. Outras informações acesse o site da Prefeitura de Paraty.

----
Este post é um publieditorial.

Nenhum comentário: