segunda-feira, 29 de agosto de 2011

DESIGN MAIS 2011 – Música, Cultura Pop e Tendências!

Divulgando...

No próximo dia 31 de agosto, Porto Alegre será palco de um debate sobre os novos comportamentos de consumo e seus efeitos sobre nichos da cultura pop, como a  música, o cinema e a moda. O evento acontece dentro da programação do Design Mais 2011, com a presença do jornalista Roger Lerina e do sociólogo Dario Caldas. A mediação ficará por conta do designer e professor Charles Di Pinto.

A forma como vivemos e nos comunicamos transformou-se muito nas últimas décadas. Com todas estas mudanças e o avanço da internet, a forma como consumimos também se  alterou drasticamente. O compartilhamento de mídias e arquivos na web criou uma verdadeira revolução na indústria, mudando a forma como nos relacionamos com a cultura pop.   Nos dias de hoje, ídolos da música, cinema e moda estão mais próximos do seu público, tentando promover a fidelização de um consumidor efêmero.  Essa nova realidade cria tendências que apontam novos posicionamentos da indústria do entretenimento. Nesse contexto, o design torna-se um mecanismo para modular sentidos, mediando a relação entre o usuário e a cultura pop.

O Design Mais Música, Cultura Pop e Tendências se propõe a debater estas mudanças e apontar caminhos dentro da  relação entre o público consumidor, as novas mídias, o design e a indústria do entretenimento.

Serviço:
Design Mais 2011 – Música, Cultura POP e Tendências
Data: 31 de agosto, quarta-feira, das 20h30min às 22h
Local: Escola de Design Unisinos. Rua Luiz Manoel Gonzaga, 744 – Bairro Três Figueiras – Porto Alegre – RS
Evento gratuito. ** Necessário inscrever-se até às 12h do dia 31 de agosto.**
Informações e inscrições: design@unisinos.br e fone 3591 1100, RAMAL: 3705
Informações para imprensa, credenciamento e agendamento de entrevistas:
Ana Guerra anaguerra@mundocult.com.br e fone (51) 9121-1200
Apoio: Mundo Cult e Matita Perê.

Convidados:

DARIO CALDAS|  Sociólogo (FFLCH-USP) e mestre em comunicações (ECA-USP), especializou-se em tendências com cursos realizados no IFM (Paris) e na Domus Academy (Milão). Fundou e idealizou a metodologia do Observatório de Sinais, escritório baseado em São Paulo e pioneiro no Brasil na área de consultoria e pesquisa de tendências comportamentais, socioculturais e de consumo. No Observatório de Sinais, há dez anos vem dirigindo estudos para empresas nacionais e internacionais dos setores de moda, design, luxo, varejo, comunicações, alimentos e bebidas, mobilidade, tecnologia, entre outros. No início da carreira, Dario Caldas participou ativamente da construção dos primeiros cursos superiores de moda do Brasil. Hoje, também atua como professor convidado em diversos programas de extensão e de pós-graduação, por todo o País. Tem três livros publicados: Homens: Comportamento e Mercado (1997), Universo da Moda (1999) e Observatório de Sinais – Teoria e Prática da Pesquisa de Tendências (2004, 2ª ed. 2006). É referência e presença constante na mídia quando se trata de abordar tendências e comportamento.




ROGER LERINA | Jornalista, editor da coluna Contracapa (artes, cultura e entretenimento), publicada diariamente no Segundo Caderno do jornal Zero Hora. Repórter cultural do caderno de variedades de ZH, é crítico de cinema e atual presidente da Associação dos Críticos de Cinema do RS (ACCIRS). Integrou o Júri da Fipresci (Federação Internacional dos Críticos de Cinema) do 13º Festival Internacional de Cine de Punta del Este, em 2010. Apresenta o “Camarote TV COM” e o  "Programa do Roger", ambos da TV COM.


 
 
Mediação: 




CHARLES DI PINTO | Natural da Filadélfia (EUA), tem 20 anos de experiência em gestão de projetos fonográficos. É mestre em Design e professor da faculdade de Formação de Produtores e Músicos de Rock da Unisinos.









*Fotos: Charles Di Pinto (Marcelo Nunes), Dario Caldas (divulgação) e Roger Lerina (divulgação).

Ainda dá tempo para fazer sua inscrição, envie um e-mail para: design@unisinos.br e garanta seu lugar!

Bjs,

Nenhum comentário: